Casa inteligente: definição, como funcionam, prós e contras

O que é uma casa inteligente?
Uma casa inteligente refere-se a uma configuração doméstica conveniente, onde os aparelhos e dispositivos podem ser controlados automaticamente remotamente de qualquer lugar com uma conexão à Internet usando um celular ou outro dispositivo em rede . Os dispositivos de uma casa inteligente são interligados por meio da internet, permitindo que o usuário controle remotamente funções como segurança de acesso à residência, temperatura, iluminação e home theater.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
- Uma casa inteligente permite que os proprietários controlem eletrodomésticos, termostatos, luzes e outros dispositivos remotamente usando um smartphone ou tablet por meio de uma conexão com a Internet.
- Casas inteligentes podem ser configuradas por meio de sistemas sem fio ou com fio.
- A tecnologia de casa inteligente oferece aos proprietários conveniência e economia de custos.
- Os riscos e bugs de segurança continuam a atormentar os fabricantes e usuários de tecnologia doméstica inteligente.
- Embora a automação residencial em grande escala possa custar milhares de dólares, produtos individuais menores que custam menos de US$ 100 podem fazer com que os proprietários comecem a usar produtos domésticos inteligentes.
Como funcionam as casas inteligentes
Os dispositivos de uma casa inteligente são conectados uns aos outros e podem ser acessados por meio de um ponto central – um smartphone , tablet, laptop ou console de jogos. Fechaduras, televisões, termostatos, monitores domésticos, câmeras, luzes e até eletrodomésticos como a geladeira podem ser controlados por meio de um sistema de automação residencial. O sistema é instalado em um dispositivo móvel ou outro em rede, e o usuário pode criar cronogramas para que certas alterações entrem em vigor.
Os eletrodomésticos inteligentes vêm com habilidades de autoaprendizagem para que possam aprender os horários do proprietário e fazer os ajustes necessários. Casas inteligentes habilitadas com controle de iluminação permitem que os proprietários reduzam o uso de eletricidade e se beneficiem da economia de custos relacionados à energia. Alguns sistemas de automação residencial alertam o proprietário se algum movimento for detectado na casa quando ele estiver ausente, enquanto outros podem chamar as autoridades – polícia ou corpo de bombeiros – em caso de situações iminentes.
Uma vez conectados, serviços como campainha inteligente, sistema de segurança inteligente e aparelhos inteligentes fazem parte da tecnologia da Internet das coisas (IoT), uma rede de objetos físicos que podem coletar e compartilhar informações eletrônicas.
FATO RÁPIDO
Segurança e eficiência são as principais razões por trás do aumento no uso de tecnologia de casa inteligente.
Sistemas domésticos inteligentes
Casas inteligentes podem apresentar sistemas sem fio ou com fio – ou ambos. Os sistemas sem fio são mais fáceis de instalar. Instalar um sistema de automação residencial sem fio com recursos como iluminação inteligente, controle climático e segurança pode custar vários milhares de dólares, tornando-o muito econômico.
A desvantagem dos sistemas sem fio é que você provavelmente precisa de uma forte cobertura Wi-Fi e serviço de banda larga em toda a casa. Isso pode exigir que você invista em extensores de alcance ou pontos de acesso sem fio com fio. Os sistemas domésticos inteligentes sem fio são geralmente mais apropriados para residências existentes menores ou propriedades de aluguel devido ao seu tamanho menor.
Os sistemas com fio, por outro lado, são considerados mais confiáveis e normalmente mais difíceis de hackear. Um sistema com fio pode aumentar o valor de revenda de uma casa. Além disso, os sistemas domésticos inteligentes com fio podem ser facilmente dimensionados; portanto, geralmente é o método padrão ao projetar uma nova construção ou realizar uma grande reforma.
Há uma desvantagem – é bastante caro. A instalação de um sistema inteligente de luxo e com fio pode custar dezenas de milhares de dólares aos proprietários. Além disso, você deve ter espaço para equipamentos de hardware de rede, incluindo cabos ethernet.
Como criar uma casa inteligente
Aquecimento
Os produtos domésticos inteligentes agora permitem maior controle sobre os dispositivos de aquecimento, incluindo quando os produtos são ligados, desligados e controlados. Os produtos inteligentes podem ser armados com sensores de temperatura ou umidade para ligar ou desligar automaticamente se determinados critérios forem atendidos. Essa linha de inovações domésticas inteligentes também se estende aos condicionadores de ar.
Iluminação
Muitas vezes, com o uso de um telefone celular, mesa ou controle remoto personalizado específico para um produto, os produtos de iluminação agora aprimoram as capacidades dos proprietários. As luzes podem ser ligadas e desligadas, colocadas em uma programação ou definidas para mudar com base nos horários do nascer ou do pôr do sol. Como alguns produtos mais tradicionais, as luzes geralmente podem ser definidas para mudar com base no movimento. As lâmpadas inteligentes podem se comunicar por Wi-Fi e exibir estatísticas ou métricas para o seu telefone.
Esta categoria de iluminação também pode conter produtos domésticos inteligentes que controlam ou impedem a luz. Persianas automáticas podem ser instaladas e configuradas para fechar com base nos horários do nascer do sol. Como alternativa, as cortinas eletrônicas permitem que os usuários gerenciem suas persianas usando um dispositivo portátil.
Audiovisual
Um dos aspectos mais divertidos das casas inteligentes, muitos produtos de entretenimento agora estão fortemente conectados uns aos outros e podem ser controlados com um único controle remoto. A televisão e os alto-falantes agora têm maiores recursos para serem tocados sob comando usando aplicativos, inclusive sendo mantidos em uma programação ou controlados por voz.
Segurança
Um dos aspectos mais razoáveis de uma casa inteligente são os recursos de segurança aprimorados. Muitos produtos agora têm recursos de câmera que rastreiam movimento, capturam vídeo ou permitem feeds de vídeo ao vivo. Isso pode ser instalado para sincronizar com o toque de uma campainha ou configurado para ser exibido em determinadas áreas de sua propriedade. Esses vídeos podem permitir videochamadas com a pessoa à sua porta, incluindo recursos de áudio.
Muitas casas inteligentes também são reformadas com kits de segurança modernos. Isso inclui detectores de sensor de movimento quando os indivíduos não deveriam estar em casa, monitoramento doméstico, notificações e alertas de comportamento suspeito e a capacidade de trancar portas ou janelas remotamente usando um telefone.
Outro
Uma seção muito grande de casas inteligentes está relacionada a assistentes digitais ou hubs domésticos. Esses produtos geralmente interagem com o uso de sua voz e podem receber comandos, responder perguntas, organizar seu calendário, agendar teleconferências ou fornecer alertas. Embora não especificamente relacionados à casa de alguém, esses assistentes digitais fornecem uma ampla gama de ativos inteligentes de controle, suas programações e seus status.
Os detectores inteligentes de fumaça e monóxido de carbono não apenas soam um alarme, mas também podem ser sincronizados com seu telefone para alertá-lo caso você esteja longe de sua propriedade. Esses dispositivos geralmente podem ser configurados para enviar notificações de emergência para contatos específicos.
Os sistemas de irrigação automatizados tiveram a capacidade de ser programados por um tempo. Agora, os sistemas de irrigação inteligentes colocam em campo as condições climáticas e ambientais e incluem essas características nos cronogramas de irrigação existentes. Os sistemas de irrigação inteligentes monitoram as condições relacionadas à umidade e se esforçam para economizar água.
Vantagens e Desvantagens das Casas Inteligentes
Prós
A instalação de um sistema de tecnologia doméstica inteligente oferece conveniência aos proprietários. Em vez de controlar eletrodomésticos, termostatos, iluminação e outros recursos usando diferentes dispositivos, os proprietários podem controlar todos eles usando um único dispositivo – geralmente um smartphone ou tablet.
Como estão conectados a um dispositivo portátil, os usuários podem receber notificações e atualizações sobre problemas em suas casas. Por exemplo, campainhas inteligentes permitem que os proprietários vejam e se comuniquem com as pessoas que batem em suas portas, mesmo quando não estão em casa. Os usuários podem definir e controlar a temperatura interna, iluminação e aparelhos também.
Pelo custo de configuração do sistema inteligente, os proprietários podem se beneficiar de economias de custo significativas . Eletrodomésticos e eletrônicos podem ser usados de forma mais eficiente, reduzindo os custos de energia.
Contras
Embora a casa inteligente ofereça conveniência e economia de custos, ainda há desafios. Os riscos e bugs de segurança continuam a atormentar os fabricantes e usuários da tecnologia. Os hackers adeptos, por exemplo, podem obter acesso aos aparelhos habilitados para internet de uma casa inteligente. Em outubro de 2016, um botnet chamado Mirai se infiltrou em dispositivos interconectados de DVRs, câmeras e roteadores para derrubar uma série de sites importantes por meio de um ataque de negação de serviço , também conhecido como ataque DDoS.
As medidas para mitigar os riscos de tais ataques incluem a proteção de aparelhos e dispositivos inteligentes com uma senha forte, usando criptografia quando disponível e conectando apenas dispositivos confiáveis à rede.
Conforme observado acima, os custos de instalação de tecnologia inteligente podem variar de alguns milhares de dólares para um sistema sem fio a dezenas de milhares de dólares para um sistema com fio. É um preço alto a pagar, especialmente porque pode haver uma curva de aprendizado íngreme para se acostumar com o sistema para todos na casa.
Casas Inteligentes
- Muitas vezes são mais convenientes do que os métodos tradicionais de agendamento, controle ou acesso a produtos
- Pode aumentar a segurança devido a notificações ou alertas
- Oferece várias maneiras de executar uma determinada tarefa (ou seja, as luzes podem ser ligadas manualmente ou programadas)
- Pode resultar em economia de custos a longo prazo ao considerar o uso eficiente de energia
- Pode representar risco de segurança, pois os produtos estão conectados a redes e podem ser invadidos
- Pode exigir trabalho adicional para o proprietário rastrear senhas adicionais e monitorar a segurança do produto
- Geralmente são mais caros do que seus produtos equivalentes menos inteligentes
- Pode resultar em uma curva de aprendizado íngreme, especialmente para aqueles que não são tecnologicamente experientes
Home Quanto custa uma casa inteligente?
Por um lado, cada vez mais produtos domésticos inteligentes sendo lançados no mercado continuarão pressionando os fabricantes, a concorrência e os preços dos produtos. Por outro lado, essas incríveis inovações estão continuamente expandindo o que são capazes de fazer e podem ser avaliadas como prêmios de preço. Ao considerar produtos domésticos inteligentes, faça uma análise de custo-benefício para determinar se o preço excede a conveniência.
Em geral, uma casa inteligente pode começar muito focada em um produto ou ambiente específico. Essa estratégia permite que os indivíduos invistam em tecnologia inteligente com um capital mínimo. Considere as seguintes opções com preço inferior a US$ 100 em setembro de 2022:
- Google Nest Mini, o dispositivo assistente e de áudio doméstico2
- Amazon Smart Plug, um método de automação de aparelhos3
- Ring Smart Doorbell, uma câmera habilitada para vídeo para segurança doméstica4
- Wyze Thermostat, um dispositivo de aquecimento digital, sem fio e programável5
Por outro lado, tecnologias domésticas inteligentes maiores (com mais recursos) geralmente custam milhares de dólares. Por exemplo, o Pacote Premium Plus da Vivant para segurança residencial custa mais de US$ 2.300 no ato da entrega.6Como alternativa, o refrigerador inteligente Door-in-Door LG de 30,8 pés cúbicos pode ser adquirido por pouco mais de US $ 7.000.7
LG. ” O legal encontra o inteligente .”
O que há em uma casa inteligente?
As casas inteligentes podem optar por ter alto-falantes, luzes, termostatos, campainhas ou hubs domésticos inteligentes. A tecnologia inteligente também pode se estender a utensílios de cozinha ou equipamentos externos ou de paisagismo. Novas inovações estão continuamente evoluindo o que está em uma casa inteligente.
Por que uma casa inteligente é importante?
Uma casa inteligente é importante porque permite que uma casa se torne mais eficiente em termos energéticos. Além disso, permite que uma família economize tempo e execute tarefas com mais eficiência. Uma casa inteligente é importante devido à conveniência que oferece em relação aos métodos tradicionais de execução de tarefas.
Uma casa inteligente pode ser invadida?
Sim. Como a automação residencial geralmente requer uma conexão de rede ao vivo, os sistemas de automação residencial podem ser invadidos se o protocolo de segurança do produto doméstico inteligente tiver protocolos de segurança inadequados. Além disso, os indivíduos devem tomar cuidado adicional para não compartilhar ou divulgar informações confidenciais de login, pois esses dispositivos podem exigir uma senha ou acesso a dispositivos pessoais para controle.
Casa inteligente vale a pena?
Investir em uma casa inteligente é uma análise de custo-benefício que muitas vezes requer um investimento inicial para equipar sua casa com os produtos adequados. Além disso, há o custo de precisar se treinar e se tornar competente para entender como usar os produtos. No entanto, os benefícios de economizar tempo na execução de tarefas, bem como possíveis economias de custos de serviços públicos, podem fazer com que uma casa inteligente valha a pena.
Conclusão
Aproveitando a inovação e a tecnologia, as casas inteligentes facilitam as coisas. Seja controlando aplicativos usando seu telefone ou programando produtos para executar tarefas em determinados momentos, as casas inteligentes revolucionaram a maneira como as pessoas fazem as coisas, consomem energia e interagem com seus produtos domésticos.